Arquivo para novembro, 2008


Margem de segurança de Graham aplicada ao Brasil

Existem algumas formas de abordar o conceito de margem de segurança. A primeira delas se baseia na diferença entre o valor intrínseco e o preço da ação no mercado. Nas palavras do próprio Buffet, “Preço é o que você paga, valor é o que você tem”.

Benjamin Graham finaliza o livro “O Investidor Inteligente” mostrando uma perspectiva diferente deste conceito, fazendo uma comparação entre o poder de lucro da empresa e o rendimento de um investimento em títulos do governo.

Para chegarmos na margem de segurança, precisamos antes entender o conceito de poder de lucro.
Continuar lendo »

PIBB11 uma alternativa para diversificar

O PIBB11 é um fundo de investimentos com cara de ação. Ele pode ser comprado na BOVESPA através do seu Home Broker da mesma maneira que você compra uma ação normal.

Esse “papel’ é uma ótima alternativa de diversificação pois esse fundo é representado pelo IBrX-50, um indicador que simula uma carteira com 50 empresas altamente líquidas e ponderadas pelo seu valor de mercado.

Qual a vantagem do PIBB11 para um fundo de ações normal?

O PIBB11 tem uma taxa de administração super baixa, algo em torno de 0.059% do patrimônio ao ano. Já um fundo de ação em um banco normal tem, em média, 4% de taxa.

Continuar lendo »