Arquivo para maio, 2009


Como descobrir a composição da carteira de um fundo

Boa parte dos fundos de investimentos não divulga a composição de suas carteiras com a intenção de proteger sua estratégia do mercado ou até mesmo esconder operações arriscadas.  O investidor não deveria se contentar em saber apenas a rentabilidade passada, mas sim, como ela foi atingida.

O site da CVM mostra a composição da carteira de todos os fundos mês a mês, com três meses de atraso.  A carteira pode ser composta por ações (Ex: Petr4, Vale5), Opções, Caixa, CDBs, Títulos do Governo, Títulos privados, CDBs, operações no mercado futuro de dólar e juros, cotas em outros fundos, etc.

Continuar lendo »

Preço médio, como se proteger ao comprar ações

Para comemorar o primeiro ano do blog Investidor Jovem, irei explicar uma técnica muito utilizada por investidores (assim como eu) de longo prazo. Trata-se do preço médio na compra de ações.

Um dos maiores erros cometidos por investidores iniciantes é tentar acertar o momento de compra de uma ação. Em épocas de incerteza como a que vivemos agora, em que é praticamente impossível saber se o mercado está se recuperando ou se é somente uma euforia momentânea, fazer compras buscando o preço médio acaba sendo a melhor maneira de um investidor se proteger.

O conceito é bem simples, ele se baseia em não comprar todas ações de uma única vez mas sim em dividir as compras em duas ou três ordens.

Continuar lendo »