Arquivo para setembro, 2009


12 dicas de como economizar no Imposto de Renda

ir

A maioria das pessoas tem toda renda baseada em “dinheiro 50%”. O investidor Robert Kiyosaki, autor de vários livros da série “Pai Rico”, costuma chamar o trabalho assalariado desta forma, pois metade do dinheiro acaba indo para o governo.

Muita gente desconhece, mas existem investimentos totalmente isentos de IR (“dinheiro 0%”). Também existem muitas formas legais de economizar impostos, conforme veremos abaixo.

Continuar lendo »

Achando ações para investir: A fórmula mágica de Joel Greenblatt

Escolher uma ação - Joel Greenblatt Uma das maiores dificuldades que tenho na hora investir é achar ações de empresas boas com bons descontos nos preços. O economista Joel Greenblatt propôs em seu livro “Little Book” uma fórmula “mágica” e fácil para garimpar essas ações sub-precificadas.

A fórmula de Greenblatt tenta achar empresas saudáveis e lucrativas e que estejam sendo vendidas a um baixo valor. Para isso, ela relaciona dois indicadores fundamentalistas muito famosos, o P/L e o ROE.

O P/L é um indicador que relaciona o preço da ação com o lucro líquido por ação. Quanto menor, melhor. Ele nos dá uma idéia se o preço do papel está barato ou caro. Aqui no Investidor Jovem exploramos bastante esse indicador. Você pode entender um pouco mais sobre ele aqui e aqui.

O ROE (da sigla Return on Equity) é calculado a partir do lucro líquido da empresa e seu patrimônio liquido. Quanto maior, melhor. O indicador representa quanto uma empresa consegue gerar de lucro em relação ao capital investido pelo acionista. Ele nos dá uma idéia de como anda a saúde financeira da empresa.

A fórmula de Greenblatt é bem simples de ser calculada. São três passos básicos:

Continuar lendo »