Acredito que na vida sempre é bom termos pessoas como exemplo, seja pelos seus atos, pelo seu caráter, pelos seus pensamentos. Iniciaremos no blog uma série de posts sobre os maiores investidores do mundo para mostrar como pessoas normais tiveram grande sucesso financeiro investindo em empresas.

O primeiro guru de investimento que quero comentar é o que teve mais sucesso dentre todos, o Warren Buffett. Ele manteve o posto de homem mais rico do mundo por 13 anos e hoje possui uma fortuna estimada de 62 bilhões de dólares. Historicamente obteve um retorno anual de 22,3% durante 36 anos.

O método de Buffett é simples. Seus passos são facilmente seguidos por qualquer pessoa que consiga manter uma disciplina. Ele consiste basicamente em 4 passos, sendo que o primeiro deles é o mais difícil de obedecer.

Passo 1: Desligue-se do Mercado de ações

O mercado de ações é movido por pessoas. Pessoas são facilmente afetadas por emoções momentâneas. Se o mercado está bom as pessoas ficam eufóricas e excitadas, se ele está mal, a tendência é se deprimirem.

Buffett diz que um investidor nunca deve permitir que o mercado dite seus atos. Se você seguir a euforia momentânea da multidão, certamente terá um grande insucesso em seus investimentos.

Passo 2: Não deixe a economia incomodar

Como ocorre com o mercado de ações onde pessoas desperdiçam tempo se incomodando, o mesmo não deve ocorrer com os indicadores econômicos.

O futuro econômico é incerto, ninguém tem o poder de prevê-lo com exatidão. Buffett diz que o investidor que busca investimentos baseados em projeções econômicas é um tolo. Ele deve preferir empresas que lucre independentemente da economia, empresas que possam lucrar na maioria dos cenários.

É claro que forças macroeconômicas podem afetar os negócios, mas na média, as empresas escolhidas devem lucrar mesmo com esses declínios.

Buffett dá um simples exemplo, a maioria dos homens tem que se barbear e as mulheres se depilar, logo a Gillette é uma boa empresa para investir, pois seu mercado nunca deixará de existir.

Passo 3: Compre uma empresa, não uma ação

Estime o valor intrínseco da empresa. O valor que você pagar por ela deve ser em média 40% mais barato do valor intrínseco que estimou.

Buffett diz que uma empresa deve ser escolhida seguindo alguns princípios:

  • Simplicidade: as companhias devem ser fáceis de entender, o investidor deve saber claramente de onde vem o lucro, as vendas, a receita, as despesas da empresa
  • Experiência: a empresa deve ter passado em sua história por diferentes ciclos econômicos, ela deve mostrar habilidade suficiente para contornar dificuldades e aproveitar oportunidades
  • Perspectiva a longo-prazo: a melhor empresa é aquela que vende um produto necessário ou desejável e sem substituto próximo
  • Bons administradores: Um dos principais pontos é saber quem administra a empresa. O gerente é honesto com seus acionistas? Ele sabe como administrar sua equipe? Ele sabe como reinvestir os lucros?
  • Foque no patrimônio líquido não no lucro por ação: um investidor deve medir o desempenho da empresa pelo crescimento do patrimônio líquido e não por quanto a ação gerou de renda no período
  • Margem de lucro e reinvestimento: a empresa deve sempre trabalhar com uma alta margem de lucro e que para cada dólar retido a empresa deve ter aumentado pelo menos um dólar em seu valor de mercado

Venda suas ações somente quanto:

  • o valor de mercado ultrapassar significativamente o valor intrínseco
  • a empresa não estiver crescendo a uma taxa satisfatória
  • precisar de dinheiro para investir em uma empresa melhor

Passo 4: Seu portfólio de empresas

Buffett acredita que diversificar demais a carteira só é necessário quando os investidores não sabem o que estão fazendo. Ele diz que um investidor inteligente é capaz de escolher de cinco a dez companhias com preços sensatos e que possuam vantagens competitivas a longo-prazo, a diversificação tradicional não faz sentido.

LImite-se aos investimentos que consiga entender. De outra forma você nunca conseguirá medir o verdadeiro valor daquilo que investe.